1.2.17

Isabel Jonet: Aumento do salário mínimo "faz sentido" mas pode trazer risco de despedimentos

in Negócios on-line

A subida do salário mínimo é positiva porque há muita gente a ganhar muito pouco em Portugal considera Isabel Jonet que, contudo, teme que o reverso da medalha se traduza em mais despedimentos. Para a economista, são urgentes estímulos à criação de emprego dos menos qualificados.

Tudo tem uma contrapartida. E, no caso do aumento do subsídio de desemprego, a contrapartida poderá ser um aumento do desemprego, lembra Isabel Jonet, para quem o ideal seria equilibrar o aumento do salário mínimo nacional (SMN) com estímulos directos à criação de emprego.

Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares diz ver como positiva a subida do salário mínimo (SMN) decidida pelo Governo com o apoio dos partidos à sua esquerda parlamentar, até porque "há muitas pessoas com salários muito baixos". Contudo, a sua formação de base de economista leva-a a questionar-se sobre se a medida não terá efeitos ao nível dos despedimentos.

Para Isabel Jonet, mais importante do que aumentar o salário mínimo são as políticas activas de emprego, que conduzam à criação de postos de trabalho na população mais velha e menos qualificada que, de repente, viu jovens licenciados a ocuparem os seus lugares.

O ideal seria que aumentos salariais e estímulos à criação de emprego corressem em paralelo, considera.