20.6.18

Comunidade cigana: inclusão social e saúde mental é tema em foco na ESEnfC

in Diário As Beiras

Colóquio debate a inclusão social nos cuidados de saúde

111 A inclusão social e a saúde mental das comunidades de etnia cigana constituem o tema da iniciativa Conversas Abertas que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolhe e organiza, já amanhã, no polo B, em São Martinho do Bispo. A atividade, no âmbito da realização da monografia final de licenciatura de estudantes da ESEnfC e das experiências de ensino

clínico de Enfermagem de Saúde Mental Comunitária e Reabilitação, em articulação com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Coimbra Saúde, pretende consciencializar a “população maioritária”, especialmente estudantes de enfermagem e enfermeiros, relativamente à importância da inclusão social e da redução do preconceito e da discriminação nos cuidados de saúde.

Às 15H15, falam Bruno Gonçalves (Associação Letras Nómadas), Maria João Pais (Associação Social Recreativa Cultural Cigana de Coimbra), Janete Ferreira (UCC Coimbra Saúde) e Maria José Vicente (Rede Europeia Anti-Pobreza EAPN Portugal). A comissão organizadora é composta por Joana Manco, Mariana Albino, Tânia Batista e Ana Paula Monteiro (professora).