16.7.18

Rede Europeia Anti-Pobreza alerta para falta de políticas governamentais para a inclusão

Ruben Pires, in Económico on-line

Com vista a atenuar a pobreza foi assinado um protocolo, no valor de 20 mil euros, entre a Câmara Municipal do Funchal, e a Rede Europeia, que visa criar um programa de formação e elaborar um diagnóstico da situação no município.

A Rede Europeia Anti-Pobreza alertou para a falta de políticas governamentais para a inclusão durante a assinatura de um protocolo com a autarquia do Funchal, no valor de 20 mil euros, que visa criar um programa de formação e elaborar um diagnóstico da situação no município.

“Desde o 25 de Abril mudam os governos, mas as políticas mantêm-se. Mantemos sempre os índices estatísticos [da pobreza] entre os 18% e os 20%. Isto é, andamos a manter dois milhões de pobres no país. Isto não é política”, afirmou o responsável pela Rede Europeia Anti-Pobreza, Agostinho Moreira, durante a assinatura de um protocolo com o município do Funchal para a criação de um programa de formação e um diagnóstico da pobreza no município.

Agostinho Moreira disse que as situações de pobreza “em que caiem as pessoas resultam de injustiças, muitas vezes institucionais, e também do “modelo político que temos”.
“Não queremos alimentar a pobreza. Queremos tirar as pessoas da pobreza”, referiu.

O presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, afirmou que este protocolo vai permitir “ajudar a dar substância às políticas sociais da autarquia”.

“Com a vossa experiência, termos uma ajuda em termos de consultadoria e de formação, para lidarmos de uma forma profissional e consciente [com as situações de pobreza] e elaborar um diagnóstico que nos garanta um conhecimento mais profundo da realidade no concelho”, realçou o autarca.