16.7.18

Rede Europeia Anti-Pobreza poderá abrir delegação na Madeira

Francisco José Cardoso, in Dnotícias

Director da EAPN Portugal, padre Agostinho Jardim Moreira, foi recebido em audiência pelo presidente do Governo e também reuniu com a secretária da Inclusão. Ainda assinou um protocolo com a CMF

Depois de ter sido recebido pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na Quinta Vigia, o director da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza, padre Agostinho Jardim Moreira reuniu também durante a manhã com a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, na qual ficou apalavrada a vontade de ser aberta uma delegação ou núcleo regional na Madeira.
Segundo nota da SRIAS, entre os vários assuntos discutidos, foi manifestada total abertura entre ambas as partes para, em estreita cooperação, combater o fenómeno da pobreza na Região, sendo que a criação de uma sede regional da EAPN com o apoio do Governo Regional foi abordada, com o compromisso de até Setembro se ter concretizado o plano para atingir esse objectivo. Neste sentido, ficaram já agendados futuros encontros entre o Governo Regional e a EAPN na RAM.

Nesta ocasião, Rita Andrade apresentou todo o trabalho que tem sido desenvolvido por este executivo, e destacou a aprovação hoje, em Conselho de Governo, do Plano Regional para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo para o quadriénio 2018-2022 que constitui mais um “importante passo no combate ao fenómeno da pobreza, sendo este um dos eixos prioritários no Programa de Governo Regional”.

Protocolo com a CMF abre portas a novo conceito
Já na parte da tarde, o responsável da EAPN Portugal, assinou um protocolo com a Câmara Municipal do Funchal, na qual a autarquia contribuirá com 20 mil euros para que a experiência e a forma de actuação junto dos pobres seja ‘ensinada (em formação) aos técnicos que lidam com estes problemas.

O protocolo foi assinado pelo presidente da CMF, Paulo Cafôfo, e pelo director da EAPN Portugal, que deixaram a garantia que esta fará num primeiro momento uma avaliação da situação local.
Jardim Moreira salientou que em breve será assinado um protocolo semelhante com a Câmara de Machico e, provavelmente em Setembro, um mais abrangente com o Governo Regional, tendo ontem sido recebido pelo líder do Executivo.
Paulo Cafôfo, ladeado pela vereadora pela área social, Madalena Nunes, salientou estar empenhada e quer dar o exemplo, por isso foi a primeira entidade pública a assinar um acordo com a EAPN, esperando que o Governo Regional siga o mesmo caminho, num desafio que considera de todos.