Lídia Barata, in Reconquista
O Lar Major Rato vai realizar com a EAPN o Forum “Ter voz não tem idade”, mas antes celebrou o Encontro das Famílias.
O Lar Major Rato promoveu, dia 2 de julho, o seu tradicional Encontro de Famílias, que cumpriu assim sua 11.ª edição, mas a primeira com os familiares presentes depois do interregno imposto pela pandemia. No último ano a festa realizou-se, mas foi assinalada apenas com os utentes.
Conceição Leão, presidente da direção do Lar Major Rato, faz um balanço positivo deste Encontro de Famílias, pois é sempre um momento de partilha e confraternização entre utentes e os que lhe são mais próximos.
A ocasião foi aproveitada pelos responsáveis da instituição para “prestar uma homenagem ao presidente da Câmara de Castelo Branco, pelo apoio que o Município tem dado ao Lar Major Rato, nomeadamente no novo telhado”.
Mas os eventos nesta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) não ficam por aqui, pois está a caminho de completar 164 anos de existência, ao serviço da comunidade idosa e das crianças, uma efeméride que também vai ter um programa especial, tal como Reconquista já havia avançado.
Recorde-se que, em parceria com o Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza, o Lar Major Rato promove segunda-feira, dia 17 de julho, pelas 14H00, um fórum subordinado ao tema “Ter voz não tem idade”, que decorrerá no Centro Cultural de Alcains, onde o mote é “dar relevância ao direito de ser escutado”, envolvendo pessoas idosas e crianças, “desafiando-os a novos projetos, que visem a auscultação e a voz mais ativa destes grupos”.
A sessão começa com a passagem do vídeo “Ter voz não tem idade”, com testemunhos dos utentes idosos da ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e das crianças do Infantário do Lar Major Rato de Alcains. Serão oradores a advogada e mediadora de conflitos Isabel Oliveira, que versará sobre o tema “O direito de ser escutado”, e o animador sociocultural Bruno Trindade, que abordará a questão “REbrincar ao longo da vida”. A abertura estará a cargo de Maria da Conceição Leão, presidente da direção do Lar Major Rato, Frederico Reis, presidente do Conselho Geral do Núcleo Distrital da EAPN, Nuno Maia, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, Milena Santos, presidente de Junta de Freguesia de Alcains, e Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco. O encerramento, depois do debate e reflexão sobre as intervenções, contará com um momento musical pelo Grupo Musical do Lar Major Rato. A participação no Fórum é gratuita, mas de inscrição obrigatória.