Berta Carvalho in Jornal de Notícias
Com a apresentação do Plano de Desenvolvimento Social do concelho para 2007/2008 (que aponta como eixos prioritários de intervenção a terceira idade, o desemprego/emprego e formação profissional, as dependências e a infância), e da loja social (que é inaugurada em Abril), terminaram os debates marcados para o dia em que arrancou a primeira Semana Social, em Póvoa de Lanhoso. Antes, já tinham sido abordadas questões relacionadas com a rede social e as potencialidades daquela forma de intervenção.
São duas as vertentes que compõem esta semana temática a Feira Social (no Pontido), em que estão representadas mais de duas dezenas de instituições, sobretudo do concelho, mas também de âmbito nacional e distrital, e um ciclo de seminários (até ao dia 5, na Casa da Botica), sobre temas como o Emprego, as Dependências, a Violência sobre Mulheres e Menores e a Habitação.
"O objectivo é dar alguma visibilidade à rede social, que teve um impulso bastante grande em 2006, a nível de organização e agora sentimos necessidade de a projectar e de projectar as várias instituições do concelho, onde já há várias entidades e respostas a nível social, mas a que não temos dado o destaque e a visibilidade que, se calhar, merecem", explica a vereadora da Acção Social, Fátima Moreira. A nível dos seminários, refere que "a ideia é levar à discussão temas que estão agora referenciados no plano de desenvolvimento social e interagir com as próprias instituições locais".
Instituições particulares de solidariedade social, juntas de freguesia, empresas, escolas e comunidade em geral, de entre outros, são os destinatários desta iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que, no primeiro dia, registou uma considerável afluência de curiosos. Esta é também a segunda semana temática que a autarquia promove. A primeira debruçou-se sobre o tema da educação. A animação do evento está a cargo das entidades participantes.