in Destak.pt
O Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, defendeu hoje que a Igreja deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento, o medo e a pobreza que estão instalados na sociedade.
Durante uma conferência de imprensa para apresentar a visita pastoral ao arciprestado de Oliveira do Bairro, que começa a 09 de janeiro, o bispo afirmou saber “das dificuldades e dos dramas que a pobreza, o desemprego, a insegurança e o medo perante o futuro nos trazem”.
“A Igreja deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento de uns, o medo de outros e a pobreza de muitos. Aqui está a Igreja no meio de vós e convosco como sinal de esperança e sacramento de salvação”, disse.
Até 22 de maio, o Bispo de Aveiro vai visitar as dez paróquias de Oliveira do Bairro, numa deslocação que inclui um serão sobre “questões sociais (crise)” e um encontro com empresários.
Além de encontros com párocos, diáconos e a comunidade religiosa, a visita pastoral permite ao Bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço da acção pastoral.
“Quero ir ao encontro de todos numa atitude de abertura dialogante e de corresponsabilidade solidária na construção conjunta do bem comum”, afirmou D. António Francisco dos Santos.
Oliveira do Bairro é o sexto arciprestado a ser visitado por D. António Francisco dos Santos, depois da passagem pelos municípios da Murtosa, Estarreja, Albergaria, Sever do Vouga e Anadia.