in Jornal de Notícias
A Comissão Europeia e o fundo de resgate europeu estão a preparar uma ajuda a Portugal que pode chegar aos 100 mil milhões de euros se isso for necessário, escreve hoje o Financial Times alemão, citado pela Bloomberg.
O jornal acrescenta que a ajuda pode ser disponibilizada muito brevemente, se o leilão da dívida agendado para esta manhã registar juros considerados insustentáveis.
Na terça feira, o Wall Street Journal noticiava que os governos europeus estão a discutir propostas para aumentar o fundo de resgate, actualmente nos 440 mil milhões de euros, reconhecendo que este poderá ser pequeno demais caso a crise da dívida se alastre para a Espanha.
O jornal escreve na sua edição online que não foi tomada ainda qualquer decisão, e também que não se espera avanços até ao encontro da próxima semana de ministros das Finanças.
Fontes próximas das negociações ouvidas pelo Wall Street Journal indicam que os ministros europeus estão a debater a eventual remodelação do principal mecanismo de ajuda, o Fundo de Estabilidade Europeu.