João Pedro Campos, in Jornal de Notícias
Pela primeira vez em sete anos houve mais estudantes a comerem nas faculdades
Os restaurantes dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) tiveram, pela primeira vez em sete anos, um aumento do número de refeições servidas. A administração crê que a mudança de ementas terá contribuído para a inversão da tendência.
No total, os SASUC serviram, em 2010, um milhão, 131 mil e 208 refeições normais (onde se inclui o prato social e os pratos alternativos), mais 7792 do que no ano anterior. "É uma subida modesta, na ordem dos 0,4%, mas é a primeira subida desde 2003. E pela firmeza das nossas opções, podemos estar aqui a falar de uma tendência", defende o administrador dos SASUC, Jorge Gouveia Monteiro.
A administração lembra que, em Março de 2010, decidiram fazer uma mudança nas ementas, e torná-las mais variáveis. "Havia um cenário de quebra e em Abril entrámos com novos pratos", conta Gouveia Monteiro. Ressalva ainda que o número de refeições servidas tinha vindo a descer com alguma força desde 2004, sendo que, actualmente, se servem cerca de 600 mil refeições a menos relativamente a 2000.
Aos dados apresentados pela administração dos SASUC juntam-se os resultados de um inquérito, feito em Novembro do ano passado, a uma amostra de 2577 inquiridos. Segundo este estudo, quase metade dos participantes (47%) tomam as suas refeições nos restaurantes dos SASUC todos os dias, e 88% revelam um elevado grau de satisfação. Jorge Gouveia Monteiro entende que o inquérito é importante para definir as linhas orientadoras dos serviços. "Os inquiridos fizeram também sugestões, algumas bastante úteis para o nosso trabalho futuro, como refeições mais saudáveis e maior rapidez no atendimento", revela.
Sublinha ainda a reabertura da cantina da Faculdade de Economia (situada nas antigas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, em frente à faculdade), a 3 de Janeiro. "Foi uma boa opção, para dar resposta aos estudantes da Faculdade de Economia, que tinham pouco tempo para ir a outras cantinas dos serviços", defende.
Para o administrador dos SASUC, o principal concorrente aos restaurantes dos serviços é o domicílio. "Notamos isso até pelas solicitações que temos tido nas nossas residências para instalação de arcas frigoríficas", justifica.