in Rádio Portalegre
Cibersegurança e preservação do meio ambiente são os temas nas Academias de verão, dinamizadas pelo Politécnico de Portalegre e a Fórum Estudante e onde, até ao momento, já participaram mais de noventa estudantes do ensino secundário e profissional, de todo o país.
Em parceria com a CIS (Centro Internet Segura), realizou-se de 24 a 28 de julho a Academia CIS Digital Camp, dedicado à cibersegurança e literacia digital e que proporcionou aos participantes fazerem exercícios práticos, sensibilizando também para a saúde mental. Este contou ainda com uma ida ao aeródromo de Ponte de Sor e desportos náuticos na barragem de Montargil.
Os workshops foram dinamizados pelo CNS – Centro Nacional de Cibersegurança, pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
No dia 27, o Campus Politécnico, recebeu a visita do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, que interagiu com os participantes da Academia. O governante fez algumas perguntas aos jovens e deixou conselhos, de boas práticas na utilização da internet.
Com um tema diferente, teve lugar entre Portalegre e Elvas a Portalegre Green Academy, de 10 e 14 de julho. Este destina-se aos estudantes preocupados com a preservação do ambiente e a emergência climática, o evento incidiu sobre a oferta formativa, estruturas e projetos do IP Portalegre, relacionados com a sustentabilidade ambiental.
Está prevista ainda a realização da Portalegre Digital Academy, de 4 a 8 de setembro, com foco na inovação tecnológica, digitalização e sustentabilidade.