22.12.11

Construção perderá mais de 60 mil empregos em 2012

in Jornal de Notícias

Sindicato da Construção solicitou também duas audiências ao ministro da Economia

O Sindicato da Construção de Portugal alertou, esta quarta-feira, para a previsível perda de mais 60 mil empregos no sector, em 2012, e denunciou o reaparecimento de "redes mafiosas" que angariam trabalhadores portugueses para o estrangeiro.

"O Estado vai pagar em 2012 cerca de 360 milhões de euros a 60 mil trabalhadores desempregados do sector da construção que vão deixar de ter trabalho e ficarão a receber 500 euros mensais de subsídio de desemprego", afirmou o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, em conferência de imprensa no Porto.

Em causa, disse, está o fim próximo das obras do parque escolar e de várias autoestradas, que "até maio vai levar milhares de trabalhadores a ter que sair do país", sob pena de se juntarem aos já mais de 90 desempregados do sector.

Para o dirigente sindical, "a única alternativa a esta situação é a [aposta na] requalificação [urbana]", que, garante, "sai mais barata que os 360 milhões de euros" a pagar em subsídios de desemprego.

Antecipando que "milhares de trabalhadores da construção e suas famílias vão ter, em 2012, a pior qualidade de vida de sempre", Albano Ribeiro alertou que "a crise no sector fez reaparecer as redes mafiosas, que estão a angariar trabalhadores para trabalhar no estrangeiro por 496 euros mensais".

"As autoridades, nomeadamente a Polícia Judiciária e a Segurança Social, têm que intervir", sustentou.

De acordo com o dirigente sindical, foi já pedida uma "reunião de carácter urgente" ao secretário de Estado das Comunidades, com quem o sindicato se propõe deslocar aos países para onde estão a ser mobilizados trabalhadores portugueses, "a fim de intervirem em conjunto para acabar com as redes mafiosas".

Segundo Albano Ribeiro, o sindicato solicitou também já duas audiências ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, não tendo obtido ainda qualquer resposta.

"Nunca nenhum Governo do PS ou do PSD fez o que este Governo está a fazer a este sindicato", lamentou, acusando o actual ministro da Economia de ter "cortado relações" com a estrutura "como nenhum outro" o fez.

Debaixo das críticas do sindicato voltou ainda a estar a paragem, desde Junho, das obras do túnel do Marão, depois de a Somague ter recebido instruções por parte da concessionária para suspender os trabalhos.

"Queremos que o ministro da Economia nos diga, por exemplo, o que pensa quanto aos túneis do Marão, cujas obras eram para recomeçar a 27 de Novembro depois de terem parado sem qualquer justificação científica, técnica ou ambiental", sustentou.

Segundo referiu, são vários os trabalhadores que estava afectos a essa obra que se viram entretanto forçados a emigrar para França, "onde estão agora a ser escravizados".

"Não há desenvolvimento económico em qualquer país do mundo se não se investir na construção", considerou Albano Ribeiro, alertando que a situação no sector "é muito complicada" e vai levar a um forte aumento "da violência e do endividamento".

O sindicalista fez, ainda, um balanço muito positivo das campanhas pedagógicas que o sindicato tem vindo a desenvolver nas obras de todo o país e que, sustentou, se traduziram, este ano, em menos 17 mortos no sector, para um total de 38.