3.12.14

Misericórdia de Bragança espera acudir 300 famílias por mês com novo projecto

in Porto Canal

Bragança, 01 dez (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia de Bragança espera atender cerca de 300 famílias carenciadas por mês num projeto único no Nordeste Transmontano de combate à pobreza e exclusão, divulgou hoje a instituição.

A Misericórdia de Bragança é a única nesta região a integrar uma rede de 12 projetos-piloto em todo o país, que consistem na criação de uma Rede Local de Intervenção Social (RLIS) para um intervenção articulada de entidades para acudir a casos de emergência social e, numa fase posterior, dar também apoio em prestações pecuniárias.

A RLIS de Bragança está a funcionar desde novembro com uma duração de oito meses, criou cinco postos de trabalho e as previsões da instituição gestora são de atender "até 300 famílias por mês e acompanhar cerca de 150 em todas as etapas necessárias até à inserção na comunidade com aquisição de novas competências e maior independência económica e social".

Os casos chegam à instituição "através da Segurança Social, detetados pela Santa Casa, ou então, serão as próprias pessoas a procurar ajuda diretamente", explicou Eleutério Alves, provedor da Misericórdia.

O atendimento é feito nas instalações da Santa Casa e, segundo o provedor, "um dos aspetos inovadores deste projeto é que está previsto, numa fase posterior, o apoio através de prestações pecuniárias para situações de emergência e uma aposta na qualificação das pessoas para que sejam integradas posteriormente no mercado de trabalho".

"O objetivo central ressalva é diminuir a pobreza para que haja cada vez mais igualdade, justiça e solidariedade na nossa comunidade", acrescentou.

Esta rede local "assenta numa lógica de intervenção articulada e integrada de entidades com responsabilidades no desenvolvimento da ação social que visa potenciar uma atuação concertada dos diversos organismos e entidades de modo a promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais".

Além de Bragança, estão também em curso projetos-piloto nos Vila Real, Braga, Porto, Évora, Setúbal, Guarda, Aveiro e Coimbra.

Estes projetos têm como missão garantir o acolhimento social imediato em situações de emergência, disponibilizar apoios financeiros de carácter eventual a agregados familiares em situação de comprovada carência económica, assegurar a coordenação eficiente de todos os meios e recursos que integram a rede e reforçar a plataforma de cooperação estabelecida com as instituições que localmente desenvolvem respostas sociais no âmbito da ação social.

HFI // MSP

Lusa/fim