12.12.14

Misericórdia de Bragança integra projecto-piloto no combate à pobreza e exclusão

por Olímpia Mairos, in RR

Novo projecto da Misericórdia de Bragança espera acudir 300 famílias por mês
Cerca de 200 famílias carenciadas vão receber ajuda mensal no âmbito da Rede Local de Intervenção Social.

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança foi escolhida para integrar a rede de 12 projectos-piloto em todo o país, que visa a criação de uma Rede Local de Intervenção Social (RLIS). O objectivo é “criar um modelo de organização, de intervenção articulada e integrada, entre sector público e social, visando o acompanhamento de situações de vulnerabilidade imediatas ou permanentes”.

Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves, o projecto reveste-se de “uma mais-valia para o concelho” na medida em que visa “prevenir e reparar as situações de carência e desigualdades sociais, situações de dependência, de exclusão e vulnerabilidade social, tendo em vista a integração e a promoção social das pessoas”.

A instituição espera atender uma média de 200 a 300 cidadãos por mês e acompanhar mensalmente cerca de 150 a 200 famílias.

Eleutério Alves sublinha ainda que um dos aspectos inovadores do projecto é prever, numa fase posterior, “o apoio através de prestações pecuniárias para situações de emergência e uma aposta na qualificação das pessoas para que sejam integradas posteriormente no mercado de trabalho”.

O objectivo central, realça, “é diminuir a pobreza para que haja cada vez mais igualdade, justiça e solidariedade na nossa comunidade”.

Além de Bragança, estão também em curso projectos iguais nos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Évora, Setúbal, Guarda, Aveiro e Coimbra. A missão é garantir o acolhimento social imediato em situações de emergência, disponibilizar apoios financeiros de carácter eventual a agregados familiares em situação de comprovada carência económica, assegurar a coordenação eficiente de todos os meios e recursos que integram a rede e reforçar a plataforma de cooperação estabelecida com as instituições que localmente desenvolvem respostas sociais no âmbito da acção social.