2.2.15

Presidente da CNIS diz que pior não passou e risco de pobreza mantém-se

in TSF

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS), padre Lino Maia, disse hoje em Fátima, distrito de Santarém, não sentir que o pior já passou, considerando que o risco de pobreza se mantém.

À margem de um almoço dos órgãos sociais da CNIS com o primeiro-ministro, no qual Passos Coelho afirmou que a «fase mais difícil» foi ultrapassada, Lino Maia declarou não ter «ainda sentido isso».

«O que noto é uma esperança maior no povo português, uma maior confiança», afirmou Lino Maia, candidato único à liderança da CNIS, cujo ato eleitoral decorre hoje.

Segundo o responsável, os portugueses «conformaram-se a expiar culpas passadas».

«Sentia-se que a situação em que estávamos no país era muito má, porque nós tínhamos sido muito maus e tínhamos usado aquilo que não era nosso», observou o sacerdote, para quem, «neste momento, parece respirar-se um outro ambiente e que é possível um futuro menos mau».

Questionado se o risco de pobreza se mantém, o presidente da CNIS respondeu afirmativamente, referindo que, nesta matéria, «há dois elementos que são muito importantes».

«Temos uma população jovem que emigrou ou não tem vez em Portugal e uma população idosa cada vez mais numerosa, porque há uma esperança de vida maior e, portanto, uma natalidade menor», observou.

Para o responsável, «esta desarmonização intergeracional provoca necessidade de mais apoio e temos menos agentes para responder».

«Não estou muito confiante que agora, com uma varinha mágica, vamos chegar a um momento melhor, agora estou confiante nisto, não vamos andar permanentemente a expiar culpas passadas, até porque o povo não tinha essa culpa. Se houve de facto problemas não foi propriamente o povo trabalhador o culpado», sublinhou.

O risco de pobreza continuou a aumentar em Portugal em 2013, afetando já quase dois milhões de portugueses, de acordo com os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento divulgados pelo INE.
Lusa