23.2.15

Há 1,3 milhões de portugueses sem médico de família

Inês Schreck, in Jornal de Notícias

A poucos meses das eleições, a promessa do Governo de dar médico de família a todos os portugueses falhou. O número de utentes a descoberto permanece acima do milhão, tal como em 2007.

A mais recente monitorização da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que a partir de agora passa a ser trimestral, revela que 1,28 milhões de portugueses continuam sem médico de família atribuído. Mais de metade (cerca de 800 mil) residem na Região de Lisboa e Vale do Tejo. O Norte apresenta os melhores resultados do país, com 95% da população coberta.

Os dados mostram que nos últimos anos, apesar da "limpeza" das listas de utentes (para eliminar duplas inscrições, utentes mortos, etc.), o número de portugueses sem médico de família diminuiu muito menos do que o esperado e desejável. Em 2007, eram cerca de 1,4 milhões e, em 2012, 1,6 milhões, segundo números revelados numa auditoria do Tribunal de Contas. Em setembro do ano passado, dados da ACSS indicavam uma ligeira melhoria: 1,4 milhões de utentes a descoberto. No dia 10 de fevereiro - data em que foram extraídos os últimos dados - eram 1,28 milhões (0,3% não têm médico por opção). A tendência parece ser decrescente, mas o ritmo é lento.