25.2.15

Paulo Morais debate ´Gestão de Cidades´ no Porto

in Rostos on-line

A Universidade Portucalense (UPT) vai lançar um ciclo anual de conferências sobre ‘Gestão de Cidades’, com a coordenação de Paulo Morais.

A iniciativa faz parte da estratégia global da UPT, que se pretende afirmar uma plataforma de partilha de conhecimento com o exterior, e vai eleger, todos os anos, um tema de debate. Em 2015, o argumento é a ‘Gestão de Cidades’.

Paulo Morais, docente e investigador na UPT, lançou o desafio da realização destes ciclos de conferências por entender que as Universidades só servem se puderem partilhar o conhecimento.

“Temos o dever de trazer as populações para a discussão pública e académica, porque é delas que se faz o debate, principalmente quando falamos dos locais onde habitam, que são seus por definição”, adverte o investigador.

Em toda a Europa, mais de 70% da população vive em cidades e, em Portugal, mais de 40% dos portugueses reside nas zonas urbanas, valor que, segundo Organização das Nações Unidas, deverá aumentar em quase mais um milhão até 2050.

“O abandono do espaço público pelas autarquias tem, todavia, crescido em paralelo com o aumento das populações nas zonas urbanas, pelo que não é de admirar que as famílias, nos seus tempos livres, procurem o conforto dos centros comerciais e não os espaços inóspitos das ruas”, refere Paulo Morais.

Com o objetivo de colocar os vários stakeholders a repensar o modelo de gestão das cidades para que estas possam ser devolvidas aos seus habitantes, este ciclo de conferências vai contar também com a participação de decisores políticos e económicos.

O ciclo de seminários “Gestão de Cidades”, decorrerá na primeira quarta-feira de cada mês, de março a dezembro, pelas 18h30, nas instalações da UPT, e a primeira sessão começa já na próxima semana, dia 04 de março.

Guilherme Pinto (Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos), Eduardo Vítor Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Gaia), Carlos de Brito (Presidente do Centro de Congressos da Alfândega do Porto), Padre Jardim Moreira (Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza), Carlos Melo Brito (Pro-Reitor da Universidade do Porto e Professor Associado da Faculdade de Economia UP), António Tavares (Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto), João Velez Carvalho (Presidente da Metro do Porto), Luísa do Valle (criadora do programa de orientação nas cidades City Cos) e alguns portugueses que vivem hoje pelas cidades de todo o mundo, são algumas das presenças já confirmadas no ciclo.

A iniciativa dirige-se a autarcas, gestores públicos, legisladores municipais, planificadores urbanos, empresários, moradores e todos os interessados nos temas do domínio das cidades.