11.2.15

Portugal: “Está a criar-se uma nova geração de escravos do trabalho”

in Rádio Vaticano

O aviso é do Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, a propósito dos índices de pobreza que está a atingir os portugueses. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que em 2013 um em cada cinco portugueses estava em risco de pobreza, números dramáticos que atingem sobretudo crianças e jovens.

A percentagem de pessoas em risco de pobreza aumentou de 18,7% em 2012 para 19,5% em 2013, afectando quase dois milhões de portugueses, uma situação que esta instituição de solidariedade social vai denunciar num pedido de audiência que acaba de fazer à presidência da Assembleia da República.

É preciso saber o que foi feito para “implementar a Resolução” aprovada em 2008 que declarou que “a pobreza expressa conduz à violação dos direitos humanos”, diz o padre Agostinho Jardim Moreira, que em entrevista à Radio Vaticano quer saber como vão ser aplicados em Portugal os fundos comunitários destinados ao combate à pobreza.

Em entrevista ao jornalista Domingos Pinto, o Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, organização que em 2010 foi distinguida pela Assembleia da República, com o Prémio dos Direitos Humanos, considera que não há um plano estruturado de luta contra a pobreza e diz recear “a instrumentalização politica da pobreza” em ano eleitoral.