20.4.16

A Gulbenkian será o palco dos Direitos Humanos

Catarina Marques Rodrigues, in "Observador"

O que é que une a crise dos refugiados, ao ambiente, à educação em África e às questões LGBT? Direitos Humanos. O tema estará em discussão na Gulbenkian a 9 e 10 de maio. Conheça os oradores aqui.

Refugiados, conflitos armados, meninas e mulheres sem acesso à educação, direitos LGBT e fragilidade do ambiente. Tudo isto está dentro de um termo maior: Direitos Humanos. E tudo isto será discutido durante dois dias na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na conferência “Os Direitos Humanos e os Desafios do Século XXI: Globalizar a Dignidade”.

O evento vai acontecer a 9 e 10 de maio e na lista de oradores estão já vários convidados nacionais e internacionais. A abrir e a fechar a conferência vai estar Kerry Kennedy, ativista de Direitos Humanos e presidente da Robert F. Kennedy Human Rights, organização com o nome do seu pai, que foi senador e procurador-geral dos EUA. Robert F. Kennedy foi assassinado cinco anos depois do irmão e presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Kerry é também escritora e pertence aos conselhos de administração do U.S. Institute of Peace e da Human Rights First.

À presidente da organização vai juntar-se Jorge Sampaio (ex-presidente da República e presidente da Plataforma Global para Estudantes Sírios), Christian Felber (ativista político e autor de “Economy for the Common Good”), Delphine K. Djiraibe (advogada no Chade e cofundadora da Associação do Chade para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), Conchita Wurst (cantora e porta-voz dos direitos LGBT), Francisco Ferreira (ex-presidente da Quercus e atual presidente da ZERO) e Susana Gaspar (presidente da Amnistia Internacional), entre outros.

Os painéis de debate vão dividir-se em quatro temas: Direitos Civis e Políticos, Direitos Económicos e Sociais, Direitos Identitários e Individuais e Direitos Humanos no século XXI. No final da tarde de terça, dia 9, será ainda apresentada a Declaração de Lisboa, um documento em que várias organizações se comprometem a defender os direitos humanos e a dignidade humana. Entre as associações que vão assinar a declaração estão o INATEL e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A conferência “Os Direitos Humanos e os Desafios do Século XXI: Globalizar a Dignidade” é comissariada pelo professor Viriato Soromenho-Marques e é organizada pela Fundação Gulbenkian, pelo Robert F. Kennedy Center for Human Rights e pelas embaixadas da Áustria e dos Estados Unidos da América.