19.4.16

Rede Social de Braga foca prioridades no emprego, empreendedorismo, combate à pobreza e exclusão

In "Correio do Minho"

O Plenário do Conselho Local de Acção Social (CLAS), da Rede Social do Concelho de Braga (CLAS), reuniu na passada terça-feira, no edifício do GNRation, com a participação activa de uma centena de parceiros, representantes de várias entidades, como Organismos Públicos, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia, ONG, Associações e entidades empresariais.
Neste plenário, presidido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, foi aprovado o Plano Operacional 2016-2017, assim como a dinâmica de acção para a sua concretização.

Neste sentido, serão colocados em prática vários projectos incidindo sobre áreas consideradas prioritárias de intervenção, nomeadamente temáticas associadas às questões do emprego, rendimento e empreendedorismo; grupos vulneráveis associados à pobreza e exclusão social, assim como pessoas com deficiência, imigrantes, minorias étnicas, crianças e jovens em perigo, idosos solitários, sem-abrigo, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, vítimas de violência doméstica e dependentes de comportamentos aditivos.

Serão também tidos em conta projectos na área da capacitação, que visem melhorar as competências da intervenção dos agentes locais e da população vulnerável.
Para a concretização destas prioridades serão constituídos grupos, designados de reflexão- -acção que terão como objectivos melhorar os con hecimentos sobre as temáticas de intervenção, concertar e rentabilizar os recursos existentes e preconizar e implementar projectos estruturantes para o desenvolvimento e coesão territorial.

O plenário contou com a apresentação dos resultados e perspectivas futuras do ‘Projecto Carry On - Serviços dos ecossistemas e o seu papel nos processos de apoio a vítimas de violência doméstica’, que aliou as áreas da ecologia e psicologia, visando o desenvolvimento e a implementação de metodologias holísticas promotoras do bem-estar. Este projecto foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Vida Selvagem, em parceria com o Município de Braga.

Apresentou-se, igualmente, o projecto Adecco In-tegra, da responsabilidade da empresa Adecco Portugal, que visa apoiar a inserção socioprofissional de pessoas com deficiência.
Estiveram também presentes responsáveis pelo projecto ‘FormarBio’, direccionado à população activa e que consta na realização de formação em agricultura sustentável, nomeadamente Agricultura Biológica que envolverá a breve prazo Instituições e Autarquias Locais.

Foram, ainda, acolhidas novas adesões ao CLAS e a emissão de pareceres para a criação de respostas sociais que irão concorrer para a estratégia de aumentar os níveis de inclusão da população em situação de vulnerabilidade social e para o investimento na inovação nas respostas sociais.