15.4.16

Situação das comunidades ciganas gera debate

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

A iniciativa visa debater os principais desafios da intervenção social


A cidade de Vila Real vai acolher o seminário «Comunidades Ciganas: Incluir para Crescer». O objetivo é debater a atual situação destas comunidades. A iniciativa será alvo de uma «leitura artística», pelas mãos de uma artista plástica

A população cigana vai estar em foco durante um seminário a realizar em Vila Real. Com o nome «Comunidades Ciganas: Incluir para Crescer», o colóquio está marcado para o próximo dia 27 de abril, e vai decorrer entre as 09h15 e as 17h00, no auditório do Régia Douro Park, situado no Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real.

A iniciativa é uma ocasião para fomentar um «debate sobre a atual situação das comunidades ciganas», para «conhecer os contributos da investigação social» e ainda para «debater os principais desafios da intervenção social ao nível distrital e nacional».

O diálogo em torno deste tema quer-se «colaborativo e participativo» e, para isso, vai contar com o contributo de oradores como Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal, ou Pedro Calado, Alto-comissário para as Migrações. Os participantes vão ter ainda a oportunidade para ver Isabel de Sousa Pinto, artista plástica, fazer uma «leitura artística do seminário» através da pintura de uma tela ao vivo.

A iniciativa é dirigida a técnicos, dirigentes, coordenadores de equipas, ajudantes de ação direta, estudantes e comunidades. O seminário é organizado pelo Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti-Pobreza, pelo Projeto MaisSocial E6G, pelo Município de Vila Real e conta com «o forte apoio do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) e do Regia Douro Park».