27.4.16

Reclusos romenos em greve de fome. Advogado acusa justiça de xenofobia

Bárbara Baldaia, in "TSF"

Seis reclusos romenos estão há oito dias em greve de fome no Estabelecimento Prisional de Custóias. O advogado diz que eles se encontram nesta altura muito debilitados, correndo mesmo perigo de vida.

Fernando Moura assegura que já fez apelos ao diretor da cadeia e também à Amnistia Internacional para que tenha em atenção o que se está a passar. Ele acusa a justiça portuguesa de xenofobia por ter um tratamento discriminatório para com estes romenos, ao julgar pequenos furtos em mega processos.

Fernando Moura é advogado de um dos reclusos, mas está solidário com os seis homens que estão há oito dias em greve de fome: "Eu sempre lhes disse que não concordava com a greve de fome, mas a partir do momento em que eles estão decididos, eu não tenho hipótese senão apoiá-los com tudo".

O advogado diz que eles ameaçam fazer também greve à ingestão de líquidos, numa altura em que já estão muito debilitados. "Estão ali a morrer. Eles deviam ser transferidos para o Hospital de Caxias, porque assim podem morrer", diz o advogado, adiantando que "os níveis de potássio estão abaixo do aceitável e que o índice glicémico também está a baixar muito".

"O sistema prisional não faz rigorosamente nada, quer mantê-los isolados e em silêncio", acusa, deixando a crítica: "Propus ao diretor fazer uma mediação e recebi um não liminar".

A razão para esta greve de fome, diz o advogado, é o facto destes romenos se sentirem discriminados: "Os romenos são sistematicamente julgados aqui no norte em mega processos reunidos artificialmente. Através de inúmeros pequenos furtos, fazem acusações gigantescas para justificar associações criminosas que não existem e raramente são provadas".

Fernando Moura não tem por isso "dúvida nenhuma" ao acusar a justiça de xenofobia. Ele garante que estes seis romenos em greve de fome estão isolados, em celas para castigo e que lhes foi atribuída uma intérprete moldava que nem sempre consegue traduzir fielmente o processo de acusação e de defesa.