8.9.17

"Caravana pelo Direito à Habitação" vai identificar problemas dos bairros sociais

in TSF

Associações cívicas vão a partir de sexta-feira visitar vários bairros do país com o projeto "Caravana pelo Direito à Habitação" para ouvir as populações, identificar problemas e recolher propostas nesta área, avançou hoje o coletivo Habita.

"No final de setembro, vamos reunir todo esse trabalho de recolha de problemas e de propostas e vamos entregar ao Governo e à Assembleia da República como um contributo não só para o próximo Orçamento do Estado como também para a alteração da atual legislação", disse à agência Lusa a presidente do coletivo Habita - Associação pelos Direitos à Habitação e à Cidade, Rita Silva.

Neste âmbito, o projeto pretende "colocar o direito à habitação e o direito a uma cidade para todos na agenda da discussão pública", bem como reforçar as redes de solidariedade entre bairros diferentes e promover a participação de todos os habitantes nas propostas para a área da habitação.

"Uma política feita com as pessoas é sempre melhor e desafiamos o Governo e as autarquias a aceitar as propostas da 'Caravana' quando tomarem as suas decisões", lê-se no programa do projeto.

A jornada da "Caravana pelo Direito à Habitação" começa na sexta-feira, com a visita a três bairros da Amadora, em Lisboa, nomeadamente o Casal da Boba, o Bairro da Cova da Moura e o Bairro 6 de Maio.

Além da Amadora, o projeto vai passar, ao longo das três semanas de viagem, por bairros de Almada, do Seixal, de Loures, de Lisboa, de Beja, do Porto, de Coimbra e de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.

O roteiro da "Caravana pelo Direito à Habitação" incide nos bairros do país "onde persistem grandes problemas de habitação, carências e precariedade", afirmou Rita Silva.

Para a presidente do coletivo Habita, o país precisa de "uma política pública de habitação que responda às necessidades sociais".

Neste sentido, a responsável defendeu que é necessário haver orçamento disponível para a área da habitação, bem como "mais habitação pública".

A organização do projeto "Caravana pelo Direito à Habitação" é da responsabilidade de assembleias de moradores dos bairros, do coletivo Habita -- Associação pelo Direito à Habitação e à Cidade, do Gestual -- Grupo de Estudos Sócio Territoriais e de Ação Local da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, do Chão -- Oficina de Etnografia Urbana, do SOS Racismo, da Associação Torre Amiga, da Associação do Desenvolvimento Social do Vale dos Chicharos (ADSVC) e de três investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa: Roberto Falanga, Andy Inch e Simone Tulumello.