4.9.17

Escola: Cáritas Portuguesa realiza campanha a favor de alunos mais carenciados

in Agência Ecclesia

«Não poderemos deixar que a dificuldade financeira afete a motivação das crianças», realça Eugénio Fonseca

Lisboa, 01 set 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e a Associação Karingana wa Karingana, vai promover este sábado e domingo uma campanha de recolha de material escolar para apoiar alunos carenciados.

“É capaz de lhes dizer que não?”, é este o nome da iniciativa que vai decorrer em grandes superfícies comerciais espalhadas por todo o país, com a ajuda de inúmeros voluntários.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente da Cáritas Portuguesa apela à solidariedade de todos para esta causa de “ajudar crianças de famílias empobrecidas, no seu regresso à escola”.

Os beneficiários desta campanha já estão “identificados”, com a organização católica a destacar sobretudo crianças com “pais desempregados ou empregados mas com salários baixos, para quem este recomeço escolar nem sempre é fácil”.

“Não poderemos deixar que a dificuldade financeira afete a motivação das crianças que nesta altura estão sempre expectantes em relação à escola. Já que continua a ser negado o princípio constitucional da igualdade de oportunidades, sejamos todos solidários, ajudando a minorar esta injustiça”, exorta Eugénio Fonseca.

Manuela Eanes, presidente honorária do Instituto de Apoio à Criança, é a embaixadora desta campanha, que em 2016 angariou um total de 285 945 artigos escolares que foram distribuídos por 7500 famílias, muitas com mais do que uma criança em idade escolar.

A Cáritas Portuguesa é a união de 20 Cáritas Diocesanas, distribuídas pelo território nacional.

Em conjunto, regem-se pela Doutrina Social da Igreja e orientam a sua ação de acordo com os imperativos da solidariedade, dando resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.

Compete à Cáritas Portuguesa a representação nacional e internacional da Cáritas em Portugal.

Em Portugal ou no Mundo, a Cáritas promove campanhas de solidariedade, que se destinam a ajudar os mais pobres que sofrem, quer por desastres naturais ou por catástrofes humanas. Este trabalho é desenvolvido em estreita colaboração com as Cáritas locais.

A sua ampla rede permite que, nestas situações, seja traçado um real e concreto quadro de necessidades que, efetivamente, serve as populações afetadas, possibilitando que a ajuda chegue a quem mais precisa.