6.11.18

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra lança campanha para contrariar estereótipos

por Notícias de Coimbra

O que faz um super-herói? Que qualidades inigualáveis deve ter? Como podemos reconhecê-lo no meio de uma multidão? E podemos convocar a sua presença sempre que pretendermos? Exigir-lhe provas sucessivas da sua heroicidade? Afinal de contas, quem quer mesmo ser super-herói se nunca se candidatou a esse papel?

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) é, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, a promotora do projeto “Here We Are”, que pretende dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, colaborou com a produtora CASOTA Collective na criação de “Give Us a Break”, um vídeo promocional que procura suscitar a discussão sobre aquelas questões.

Os protagonistas foram o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento, três jovens utentes da Associação que, juntamente com o Ivo Rodrigues, integraram aquele projeto europeu.

O produto final deste esforço coletivo de criação – que envolveu ainda o Gabinete de Voluntariado e o Departamento de Expressão Plástica da instituição e que é dado a conhecer hoje (6 de outubro), Dia Mundial da Paralisia Cerebral – pretende ser um contributo para promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

No âmbito do projeto “Here We Are”, e cumprindo o seu propósito de ter uma forte vertente pública, através da utilização das redes sociais, Internet e comunicação social, foram ainda realizadas diversas outras atividades, como um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência (maio de 2017) ou a iniciativa “És Capaz?”, que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano (abril de 2018), entre outras.