13.11.18

Biblioteca recebe Fórum Singular do Plural

in Diário de Viseu

Biblioteca recebe Fórum Singular do Plural DIA 28 O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal está a organizar o Fórum Singular do Plural, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Viseu, no próximo dia 28 deste mês.
O evento, com início marcado para as 14h30, terá como ponto de partida a apresentação da publicação da EAPN Portugal, ‘Singular do Plural’, por parte de Maria José Vicente, que se foca em 20 profissões, 20 pessoas, 20 ciganos e ciganas.

Segundo a organização, o livro pretende desmistificar o plural – os ciganos – como elemento representativo de uma entidade colectiva e presente no imaginário colectivo, que classifica o todo ignorando as partes, produzindo uma imagem frequentemente negativa.

A premissa presente na publicação segue no sentido da desmistificação de ideias preconcebidas sobre as pessoas de etnia cigana, procurando-se distinguir a singularidade inerente aos testemunhos recolhidos de norte a sul do país, de homens e mulheres de etnia cigana, dos 18 aos 65 anos, que reclamam o direito à igualdade.

Após a apresentação do livro terá lugar uma mesa-redonda na qual estarão presentes representantes institucionais com experiências de trabalho diversificadas na área das comunidades ciganas.
|