14.5.07

Abandono escolar reduzido a metade

António Orlando, in Jornal de Notícias

O município de Lousada conseguiu uma redução de cerca de 50% dos casos de abandono escolar. A revelação foi feita na sessão inaugural das Jornadas Sociais de Lousada "Sinais de um presente…Intervenção para um futuro", que decorreram na semana passada, no Auditório Municipal daquela vila do Vale do Sousa.

O facto meritório, empolgou o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, permite considerar o município lousadense como um exemplo a nível nacional no combate ao flagelo do abandono precoce da escola. Este resultado, no entender do responsável, só foi possível "fruto de um conjugar de sinergias entre as diferentes entidades no trabalho desenvolvido na área social" disse.

Refira-se que Lousada tem em vigor, desde o ano lectivo2005/06, o Plano Intervenção Educacional (PIEML) nas escolas do 1º Ciclo.

O objectivo do PIEML é desenvolver práticas que invertam as estatísticas do abandono escolar, que, no concelho, foram assustadoras. Lousada tem a população "mais jovem da Europa" e ocupava, há 18 anos, o 2º lugar do ranking do abandono escolar. Uma das medidas que mais contribuíu para a inversão desta tendência foi a aposta no pré-escolar, que já cobre todo o concelho.

O PIEML abrange cinco agrupamentos de escolas num total de 1412 alunos. Para o pôr em prática, a autarquia contratou dezenas de professores, a quem lhes pediu que, após o período normal de aulas, desenvolvessem sete actividades iniciação ao inglês; expressão musical; expressão físico-motora; natação; tecnologias de informação; sala de estudo e jogos lúdicos.