30.5.07

: dois milhões de crianças na pobreza

in Portugal Diário

Revela estudo divulgado por uma associação que trabalha com menores


Cerca de dois milhões de crianças e adolescentes italianas vivem em famílias em situação de pobreza, estima um estudo apresentado esta terça-feira pela associação «Save the Children» («Salvem as Crianças»), que pede mais recursos especificamente para a tutela de menores, escreve a Lusa.

Além disso, cerca de meio milhão de menores vê-se obrigado a trabalhar e cresce a difusão do mercado de pornografia infantil, entre outras razões apontadas, devido ao uso de telemóveis para a transmitir.

De acordo com o estudo, em Itália também cresce o número de crianças que perpetram actos violentos, sobretudo contra as mães e as irmãs.

O problema da pobreza concentra-se sobretudo no sul do país, onde vivem dois terços das crianças em situação de pobreza.

A pobreza infantil em Itália «continua a ser um fenómeno pouco conhecido mas não menos relevante pela gravidade e difusão no território nacional», indicou a coordenadora do grupo de trabalho que realizou o estudo, Arianna Saulini.

De igual modo, o trabalho infantil é pouco conhecido, estimando-se que seja levado a cabo por entre 450 mil a um milhão de crianças entre os 10 e os 14 anos.