in Jornal Público
7%
Taxa de desemprego natural (NAIRU) calculada pela Comissão Europeia para Portugal em 2007
a A taxa natural de desemprego em Portugal já se encontra, durante este ano, na casa dos sete por cento, um indicador que mostra que o país poderá ter que se habituar, nos tempos mais próximos, a valores mais altos do que os registados durante a maior parte das últimas décadas.
A taxa natural de desemprego - que na ciência económica recebe a denominação de NAIRU (Non-Accelarating Inflation Rate of Unemployment) - é um indicador que mede qual o valor normal do desemprego caso a economia esteja a crescer a um ritmo próximo do seu potencial. Por isso, o que acontece é que, consoante o ciclo económico, a taxa de desemprego de um país vai flutuando, para cima ou para baixo do valor estimado da taxa natural.
Em Portugal, a NAIRU apresentou, desde o início dos anos 90 até ao ano de 2001, valores que ficavam apenas ligeiramente acima de cinco por cento. Era por isso normal que, em fases de crescimento mais forte, o desemprego caísse para perto dos quatro por cento e quando a economia abrandava subia para a casa dos seis por cento. No entanto, neste momento, o cenário é muito diferente.
De acordo com as últimas estimativas da Comissão Europeia, a taxa natural de desemprego portuguesa será, em 2007, de sete por cento. Isto significa que, com a actual estrutura da economia nacional, enquanto Portugal mantiver um PIB abaixo do seu potencial, a taxa de desemprego não recuará para valores inferiores a sete por cento. E, para além disso, mesmo num cenário de forte aceleração conjuntural, dificilmente será possível assistir a uma descida da taxa de desemprego portuguesa para níveis próximos de quatro por cento, como aconteceu no final dos anos noventa. Para que isso volte a acontecer, é necessário que sejam operadas mudanças estruturais na economia.