7.1.11

Camionistas aumentam preços devido à subida dos combustíveis

in Jornal de Notícias

Os camionistas estão a aumentar os preços dos serviços devido à subida dos combustíveis, podendo o acréscimo atingir os 8%, segundo estimativa da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias.

Camionistas aumentam preços

"Neste momento, temos os nossos associados a negociar nos mercados e a transferir para o consumidor final aumentos de preços que poderão atingir os 8%" devido à subida do preço dos combustíveis, afirmou António Mousinho, presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

De acordo com o presidente da ANTRAM, "os combustíveis aumentaram cerca de 20% no último ano" e "já pesam cerca de 40% na estrutura de custos das empresas".

António Mousinho explicou à Agência Lusa que este aumento de 20% "representa um impacto nos custos [que as empresas cobram aos clientes] na ordem dos o8%".

Tendo em conta a evolução dos preços dos combustíveis, "uma viagem Lisboa-Madrid terá um aumento de cerca de 50 euros [para o cliente] por viagem", exemplificou.

O presidente da ANTRAM, que conta com cerca de 3.600 associados, insistiu na necessidade de existir uma harmonização fiscal dos impostos sobre os combustíveis entre Portugal e Espanha.

"Neste momento, um camião abastecido em Espanha custa menos 200 euros do que se for abastecido em Portugal", disse, explicando que como um depósito de um camião leva cerca de 1.000 litros de gasóleo, existe uma diferença de cerca de 20 cêntimos por litro em termos de venda ao público entre Portugal e Espanha.

"É uma diferença abismal, que nos coloca sem competitividade e fora dos mercados", concluiu António Mousinho.