7.1.11

Sócrates: "Desemprego é uma chaga social"

in Jornal de Notícias

O primeiro-ministro considerou hoje, sexta-feira, que o aumento do desemprego em Portugal é ainda consequência da crise internacional e seria mais elevado sem o actual crescimento económico e se o Governo não tivesse adoptado medidas activas de emprego.

A taxa de desemprego em Portugal, medida pelo Eurostat, situou-se em Novembro de 2010 nos 11%, o mesmo valor que em Setembro e mais 0,8% em termos homólogos.

Segundo os dados do gabinete europeu de estatísticas, a taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 11,1% entre Maio e Setembro de 2010, tendo em Outubro e Novembro sido de 11%.

Falando aos jornalistas no final do debate quinzenal, na Assembleia da República, o primeiro-ministro considerou que os dados do Eurostat "mantêm um crescimento do desemprego".

"A economia portuguesa está a reagir, até porque teremos em 2010 um crescimento bem acima daquilo que era esperado, mas esse crescimento não é ainda suficiente para compensar o desemprego provocado pela crise internacional nestes dois últimos anos. O desemprego é uma chaga social, mas afecta todos os países desenvolvidos em todo o mundo", sustentou José Sócrates.

De acordo com o primeiro-ministro, o desemprego combate-se com crescimento económico e com medidas activas de emprego.

"Esse combate travado pelo Governo tem sido eficaz e o desemprego subiria muito mais se não tivessem sido tomadas essas medidas. Aliás, o desemprego subiu muito mais em outros países, caso da Espanha que está a lidar com uma taxa de desemprego de 20%", acrescentou.