in Jornal de Notícias
O Eurostat reviu hoje, sexta-feira, em baixa, o crescimento da economia portuguesa no terceiro trimestre, de 0,4% para 0,3%, face ao segundo trimestre, e de 1,5% para 1,4% em termos homólogos, confirmando a revisão do INE.
De acordo com os dados do gabinete de estatística das comunidades europeias, o Produto Interno Bruto (PIB) português terá crescido 0,3% no terceiro trimestre de 2010, face ao segundo trimestre do mesmo ano.
Em termos homólogos, o PIB português terá crescido 1,4% no terceiro trimestre, tendo no segundo trimestre registado igual variação.
O Eurostat reviu também em baixa o crescimento da zona euro no terceiro trimestre, face ao trimestre imediatamente anterior, de 0,5% (na primeira estimativa) para 0,4%, mantendo-se em 1,9% o crescimento face ao terceiro trimestre de 2009.
No conjunto dos 27 países da União Europeia, o Eurostat manteve o crescimento que havia apontado na primeira estimativa, de 0,5% face ao segundo trimestre e de 2,2% face ao terceiro trimestre de 2009.
A Grécia apresenta o pior crescimento dos 27 países, com uma contracção de 1,3% no terceiro trimestre, face ao segundo trimestre, onde já havia registado uma contração de 1,7%.
Também a Roménia apresenta uma contracção no terceiro trimestre, de 0,7%, enquanto Espanha e Irlanda não crescem. Com igual resultado ao de Portugal, um crescimento de 0,3%, está a França, a Itália e a Eslovénia, sempre na comparação com o segundo trimestre.
Em comparação com o trimestre homólogo, Grécia (4,6%), Roménia (2,2%) e Irlanda (0,7%) apresentam ainda contracções, e Bulgária, Espanha e Lituânia apresentam crescimentos inferiores a 1%.