10.1.11

Clientes do comércio online cresceram até 20% num ano

Virgínia Alves, in Jornal de Notícia

Vendas pela Internet continuam a evoluir e as expectativas são de um aumento sustentável

O comércio electrónico tem vindo a ganhar adeptos. De acordo com um relatório da ACEPI/Netsonda, no terceiro trimestre do ano passado 65% dos sites analisados afirmaram que o número de clientes subiu até 20%. As expectativas são de crescimento continuado.

As compras de Natal ainda estavam longe, mas a crise já estava instalada em Portugal, e mesmo assim as vendas online em Portugal aumentaram. Estes são os dados avançados pela Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva (ACEPI) que, em colaboração com a Netsonda, apresentou o barómetro sobre o terceiro trimestre de 2010.


foto Chiaki Tsukumo/AP

A Amazon é uma das lojas online mais conhecidas do mundo

Para o presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, os resultados obtidos "demonstram a capacidade de resistência do comércio electrónico ao ambiente económico recessivo".

O relatório foi feito com base nas respostas das empresas de comércio electrónico associadas da ACEPI, e revelam que 65% dessas empresas indicam um crescimento do número de clientes até 20%, face a igual período de 2009, sendo que 37% afirmaram ter crescido entre 0 e 5%.

O mesmo documento dá conta de um aumento significativo "do número de sites com um volume de vendas inferior a 10 mil euros e acima de um milhão de euros, sendo que as expectativas do ritmo de crescimento de vendas, nessa altura era de 32%, quando no trimestre anterior se ficava pelos 25%".

As principais categorias de produtos e serviços transaccionados através do comércio electrónico continuam a ser produtos de informática, electrónica/telemóveis e alimentação/bebidas, tabacaria/charutos.