4.1.11

Primeiro trimestre será crítico para reverter situação da economia, diz Murteira Nabo

in Jornal de Notícias

O economista Murteira Nabo considerou hoje, segunda-feira, que a economia portuguesa deverá passar por um período recessivo em 2011 e que o primeiro trimestre do ano será "crítico" para reverter a situação.

"Acho que vamos ter um ano recessivo, com inversão eventualmente no final do ano se as medidas tiverem eficácia e os estímulos ao investimento funcionarem. É um ano recessivo, não sei em que grau, ninguém sabe", afirmou.

Murteira Nabo falava à margem da tomada de posse do novo bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, que o substitui na liderança da ordem após dois mandatos consecutivos, embora o também chairman da Galp integre a lista de Rui Leão Martinho.

"Eu acredito que seja possível reverter a situação mas sobretudo acho que é crítico o primeiro trimestre. As medidas terem eficácia e dar credibilidade, dar confiança aos decisores e aos vários agentes económicos é uma questão fundamental", sublinhou.

Murteira Nabo falou ainda sobre as reservas de ouro que o Estado português detém, afirmando que não considera boa ideia utilizá-las, salvo em situações extremas.

"O ouro é uma reserva que temos de confiança de sistema e acho que não é bom utilizá-lo. Só em situações extremas, não estamos ainda numa situação extrema que justifique utilizar o ouro", disse.