8.12.11

Zona euro pode cair em recessão em 2012, avisa BCE

Por Ana Rita Faria, in Público on-line

O Banco Central Europeu (BCE) reviu hoje em baixa as suas previsões de crescimento, antecipando que, em 2012, a economia da zona euro possa entrar em recessão.

Na sequência da reunião mensal do conselho de governadores, o presidente do BCE, Mario Draghi, apresentou hoje previsões mais negativas para a economia da zona euro, que reflectem “o impacto do enfraquecimento da confiança na procura interna e a “deterioração das condições de financiamento, decorrentes da crescente incerteza provocada pela crise da dívida e das revisões em baixa da procura externa”.

As novas projecções da equipa de economistas do BCE são de que o PIB da zona euro cresça entre 1,5% e 1,7% em 2011. No próximo ano, os países da moeda única arriscam-se a resvalar para uma queda de 0,4%, sendo que, na melhor das hipóteses, pode traduzir-se num crescimento de 1%. Para 2013, as previsões situam-se no intervalo entre 0,3% e 2,3%.

Comparadas com as últimas previsões do banco central, em Setembro, houve uma revisão em baixa das projecções, não só das previsões deste ano mas, sobretudo, das de 2012.