2.2.15

"População empregada está também em risco de pobreza"

in Notícias ao Minuto

António Costa atirou algumas críticas ao atual Governo, na intervenção de abertura da reunião da Comissão Nacional do PS, em Setúbal, que decorre este sábado, na sequência da revelação dos últimos dados do INE, que denotam um aumento da pobreza em Portugal.

Na primeira Comissão Nacional do PS desde o congresso em que António Costa foi nomeado secretário-geral do partido, o socialista comentou os últimos dados revelados pelo INE relativamente à pobreza em Portugal.

“Ao aumento da pobreza, o governo conseguiu acompanhar a asfixia fiscal da classe média e nunca tantos tiveram tanta dificuldade em viver”, afirmou António Costa, acrescentando que “os dados do INE sobre as desigualdades demostram que, ao longo de todos estes anos, as desigualdades têm vindo a aumentar”.

“Mais de 10% da população empregada, da população que tem emprego, está também em risco de pobreza. Isto significa que, apesar da brutalidade do aumento da carga fiscal, o Governo não foi capaz de evitar que esta crise se traduzisse num aumento de muita pobreza”, continuou o secretário-geral.

Para António Costa, “a tese que o governo quis apresentar, que neste programa de ajustamento tinha havido justiça social e que aqueles que mais tinham, tinham suportado mais e aqueles que menos tinham, tinham suportado menos, é uma ideia que é falsa”.

“Pelo contrário, este programa de ajustamento traduziu-se num drama social não só na emigração, não só no desemprego mas no aumento significativo da pobreza e das desigualdades”, rematou o líder socialista.