5.5.15

AMI lança novos fundos de apoio social

por Ana Lisboa, in RR

Recém-empregados ou pessoas em vias de encontrar emprego, bem como estudantes universitários com dificuldades económicas são os alvos dos novos apoios.

A Assistência Médica Internacional (AMI) decidiu avançar com novos fundos para apoiar pessoas em dificuldades económicas. Foi a resposta da organização às inúmeras solicitações junto dos centros sociais.

O Fundo para o Desenvolvimento e Promoção Social é uma das novas iniciativas, destinada a apoiar, “de forma excepcional e temporária, beneficiários desempregados em vias de empregabilidade ou recém-empregados que frequentem os serviços sociais da AMI”, explica Fernando Nobre, presidente da organização.

“O objectivo são pequenas subvenções pecuniárias, até ao máximo de 100 euros, que permitam fazer face a despesas de água luz e gás na sua habitação”, acrescenta.

Das 35 mil pessoas atendidas no último ano pela AMI, mais de 15% manifestaram a necessidade de apoio em relação a estas despesas básicas, diz ainda à Renascença.

Além daquele fundo, foi criado um programa de atribuição de Bolsas de Apoio Social a Estudantes Universitários.

O “Fundo Universitário AMI destina-se exclusivamente a apoiar jovens em formação académica que não disponham dos recursos económicos necessários para o prosseguimento dos estudos no ensino superior ou que subitamente se vejam numa situação financeira crítica que faça com que tenham que abandonar o pagamento das propinas, o que imediatamente implica o não reconhecimento académico”, afirma Fernando Nobre.

“Esse fundo tem o valor máximo de 600 euros por estudante. Pode ser complementar a uma bolsa social que o próprio estudante tenha obtido na faculdade”, admite o presidente da AMI.

Os regulamentos dos dois fundos, cada um com um orçamento de 20 mil euros, podem ser consultados no site da organização.