26.5.15

Esposende: Programa Envelhecimento Ativo promove convívio entre gerações

in Correio do Minho

A par de outras mais valias, a intergeracionalidade constitui uma das grandes apostas e vantagens do Programa Envelhecimento Ativo, que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende.

O envolvimento das gerações mais novas nas atividades dirigidas à comunidade idosa tem-se revelado muito positivo, contribuindo para reforçar os laços e a partilha entre as crianças e os idosos.

Numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Fão, realizou-se, ontem, a 2.ª Caminhada Sénior, pelas margens do Cávado, com cerca de 250 participantes de diferentes gerações, nomeadamente utentes de todas instituições do concelho com valência para Idosos e alunos da Escola Profissional de Esposende. Os estudantes colaboraram no desenvolvimento de atividades conjuntas, promovendo, deste modo, a interação entre todos.

Também este mês, no dia 4, foi a vez do Centro Social da Juventude de Belinho receber uma sessão de exercício físico, que envolveu a participação de 130 utentes de 5 Instituições Particulares de Solidariedade Social, cuja animação esteve a cargo dos próprios idosos, que deram um espetáculo de concertina.

A dança foi a fonte de inspiração para um grupo de 20 jovens dos Ateliers de Vila Chã e Belinho da Associação Esposende Solidário, que, no dia 6 de maio, convidaram 110 idosos de 5 instituições para um espetáculo. A iniciativa proporcionou a interação e a partilha de sorrisos e abraços, contribuindo assim para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

Já no dia 22, decorreu o IV Torneio Interinstitucional da Sueca, nas instalações da Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, que contou com a participação de 44 equipas, num total de cerca de 90 jogadores de 9 instituições.

A encerrar o mês de maio, será a vez do Centro Social da Juventude de Marinhas mobilizar os idosos, através da realização de mais uma sessão de Jogos Tradicionais, atividade que muito apreciam.

Este tem sido um mês repleto de atividades que concorrem para a promoção do Envelhecimento Ativo e para uma imagem positiva das pessoas idosas, como agentes indispensáveis de uma sociedade inclusiva, participativa, ativa e saudável. Trata-se de um programa dinâmico e flexível, aberto a todos os cidadãos e parceiros institucionais que, no concelho, cooperam para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população sénior e para um Município solidário e saudável.