6.5.15

'Coração Amarelo' leva companhia e sorrisos a idosos sozinhos

in Notícias ao Minuto

A associação foi criada em 2000, em Lisboa, e desde então já tem mais de 900 voluntários.

Idosos sozinhos, sem companhia e alguns com dificuldades motoras. São estas as pessoas que levaram à criação da associação ‘Coração Amarelo’, em 2000.
Esta associação, explica Maria d’Assunção Cruz ao Público, nasceu em Lisboa mas nos últimos 15 anos já abriu delegações em Oeiras, Sintra, Cascais, Cacém, Porto e Aveiro. Ao todo, são cerca de 900 os beneficiários e outros tantos voluntários, uns que fazem companhia, outros que ajudam com obras ou organização de eventos com fins lucrativos para a associação e idosos.
Marta, de 28 anos, e Julieta, de 103, são apenas um dos exemplos da felicidade que esta associação leva a alguns lares mais tristes. Todas as semanas, chova ou não, esta jovem vai a casa de Julieta e faz-lhe companhia. Conversam, riem, ouvem música, vivem e as noites desta idosa deixaram de ser de medo.
Desde que enviuvou, há 30 anos, Julieta ficou com medo de ficar sozinha em casa de noite. Este seu receio foi reportado à 'Coração Amarelo' que contactou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (com a qual tem protocolo) e desde então Julieta é tratada como uma “princesa”. Uma voluntária vai a sua casa ao início da noite, faz-lhe o jantar, dorme lá e leva-lhe o pequeno-almoço à cama… e tudo isto fez o medo desaparecer.
Mas são precisos mais voluntários, “como pão para a boca”, diz a presidente da delegação de Lisboa, que conta na sua equipa com uma assistente social, uma psicóloga, uma animadora sociocultural e uma terapeuta ocupacional.