25.5.15

64% dos jovens desempregados dependem da ajuda dos familiares

por Nuno Aguiar, in Negócios on-line

Os jovens portugueses sem trabalho dependem das suas famílias para subsistência. É, de longe, a sua principal forma de apoio.

Para quem tem 15 a 24 anos e acabou de ficar desempregado, a família é o principal suporte que os ajuda a atravessar esse período difícil. Esta conclusão faz parte dos resultados de um inquérito a 1612 portugueses, realizado entre 6 e 15 de Março deste ano. O estudo foi apresentado hoje na IV conferência dos Roteiros para o Futuro, organizada pela Presidência da República na Fundação Champalimaud.

"O apoio de familiares é a forma de subsistência mais frequente entre os jovens de 15 a 24 anos que se autodeclaram desempregados (63,9%), revelando a importância fundamental que as redes de solidariedade familiar adquirem em situações de vulnerabilidade social", pode ler-se no estudo.

O estudo refere que essa percentagem começa a cair logo na faixa etária seguinte para os 36,8% e o apoio familiar passa a ser equivalente a outras formas de suporte, como o subsídio de desemprego (21,2%) e outros apoios sociais (13,2%). Por outro lado, os jovens desempregados praticamente não recorrem a "biscates" para se sustentar (1,1%), uma percentagem mais alta nos escalões etários seguintes.

Esta é apenas uma das conclusões do estudo no capítulo sobre o emprego. O relatório nota que o desemprego jovem se arrisca a tornar-se estrutural, até porque "mais de 50% dos jovens adultos desempregados entre os 25-34 anos já se encontra nessa situação há mais de um ano".

Apesar disso, os jovens procuram diversificar mais activamente as suas estratégias de procura de trabalho em comparação com outras faixas etárias; e as qualificações superiores continuam a ser uma protecção importante contra a exclusão no mercado de trabalho.

O estudo conclui ainda que os jovens consideram que o principal obstáculo a encontrarem trabalho é o facto de "haver cada vez menos empregos para quem está a entrar no mercado de trabalho".