5.5.15

Portugueses são o povo da Europa que sente o país mais seguro

por Valentina Marcelino, in Diário de Notícias

Sondagem Eurobarómetro. A corrupção está no topo das preocupações dos portugueses, que são quem menos acredita no papel do sistema da Justiça para garantir a segurança dos cidadãos

A esmagadora maioria dos portugueses sente que o seu bairro é seguro (91%), tal como a localidade onde vive (95%) e o seu país (89%), de acordo com a mais recente sondagem da comissão europeia, a primeira depois dos atentados terroristas e Paris. O inquérito assinala ainda que a corrupção é o crime que mais preocupa os portugueses - a maior parte dos europeus indica o terrorismo - e revela que Portugal é o país em que a Justiça gera mais desconfiança.

Segundo o "Eurobarómetro Especial - A atitude dos europeus face à segurança", concluído em abril, Portugal está em primeiro lugar entre os 28 estados membros no sentimento de segurança, embora esta seja uma perceção generalizada, com médias na casa dos 80%.

Este valor para Portugal não deixa de causar alguma surpresa aos analistas de segurança interna, tendo em conta que os últimos estudos feitos sobre esta matéria apresentavam valores diferentes. Um inquérito de vitimação oficial, em 2010, indicava que 70% dos portugueses se sentia seguro no seu bairro, mas 51% achavam Portugal um país inseguro.