8.5.15

Queria passar criança dentro de mala pela fronteira

in Jornal de Notícias

A Guarda Civil de Ceuta resgatou, ontem, um menino de oito anos, imigrante subsahariano, quando uma jovem de 19 anos tentava que entrasse em Espanha dentro de uma mala de viagem. Abou foi detetado no raio-x do controlo de fronteiras.

O pai, natural da Costa do Marfim e que terá chegado às Canárias num pequeno barco, foi detido.

Foi a atitude suspeita da jovem que levou os guardas a verificarem a mala, por suspeitarem que transportaria droga. Quando a abriram, não podiam acreditar no que viam e ouviam: "Je m'appelle Abou" (chamo-me Abou), disse o pequeno de oito anos, de acordo com a edição online do "El País".

Assustado, Abou não apresentava sinais de asfixia, apesar de a mala de viagem não ter quaisquer respiros. A jovem, Fátima de seu nome, foi detida, acreditando os agentes que terá recebido dinheiro para fazer de correio.

Hora e meia após a descoberta, o pai de Abou chega à zona de controlo na esperança de trazer o filho. Questionado pelos agentes, confessou ser o pai da criança e foi detido.

Aos guardas, que suspeitam que o homem, de 42 anos, terá chegado às Canárias numa pequena embarcação, disse ter mulher e dois filhos e que apenas queria levar o filho consigo para as Canárias.