Ana Cristina Pereira, in "Dnotícias"
Imagine um mundo com total respeito pela dignidade humana
Imagine um mundo livre de fome, de pobreza, de doenças, de privações. Um mundo livre de medos e de violências. Um mundo com acesso universal à educação, aos cuidados de saúde, à protecção social, à energia de custo razoável, a um meio ambiente seguro, resiliente e sustentável.
Imagine um mundo com total respeito pela dignidade humana, pelo Estado de Direito, pela justiça, pela igualdade e pela não discriminação. Imagine um mundo com igualdade de oportunidades, independentemente do género, da etnia, da religião, da orientação sexual. Um mundo justo, equitativo, tolerante, aberto, socialmente inclusivo. Um mundo em que são atendidas as necessidades das pessoas mais vulneráveis, incluindo crianças, idosos e deficientes.
Imagine um mundo em que cada país usufrui de um crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável. Um mundo com trabalho para todos e sem exploração laboral infantil. Um mundo com sustentáveis padrões de consumo, de produção, de utilização dos recursos naturais.
Imagine um mundo a funcionar pelos princípios da democracia, da boa governação, do Estado de Direito. Um mundo em que o desenvolvimento e o uso de tecnologias são sensíveis ao clima e respeitadores da biodiversidade. Um mundo em que a humanidade vive em harmonia com a natureza.
Não estou a fumar “charros” e a ouvir uma música do britânico John Lennon, guitarrista, cantor, compositor, escritor, um dos fundadores dos Beatles. Estou a citar um documento das Nações Unidas, aprovado pela assembleia-geral a 25 de Setembro de 2015, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Uma antevisão do mundo caso a humanidade alcance os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, a agenda global que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2016 e expira a 31 de Dezembro de 2030.
São os meus votos de ano novo para 2016 – e para 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025, 2026, 2027, 2028, 2029, 2030. Cabe a cada um de nós fazer um esforço para que os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável sejam menos desejos da humanidade e mais realidades da humanidade.


