23.12.15

20 mil idosos sem cuidados de saúde

Cristina Serra, in "Correio da Manhã"

Existem cerca de 20 mil idosos em Portugal a viver em lares não licenciados. Dada a natureza ilegal dessas residências, as autoridades de saúde não têm conhecimento da sua existência e não as fiscalizam, escapando assim ao controlo sanitário, designadamente na questão da vacinação da gripe. "Como são ilegais, não temos conhecimento da existência desses lares e não somos polícias para ir bater à porta perguntar se são lares e têm idosos vacinados. Só podemos agir se houver uma denúncia e quem tem competência para atuar é a Segurança Social, nós só podemos fazer recomendações", sublinhou ao CM Margarida Cosme, delegada de saúde do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) de Almada-Seixal.

A médica falava no final de uma visita ao lar da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal (AURPIS), uma intervenção "pedagógica" para apurar as condições da instituição e sensibilizar os responsáveis para a necessidade de preparação adequada para o frio e para a gripe. Mostrando-se "satisfeita" com as condições de residência dos idosos, Margarida Cosme reforçou a importância da lavagem das mãos e "evitar o cumprimento de familiares doentes", para prevenir o contágio de casos de gripe. Isabel Apolinário, 83 anos, vive no lar desde o primeiro ano da inauguração, há quatro anos. "Gosto muito de aqui estar", afirmou ao CM. Outro utente, Luís Paiva, 75 anos, afirma que ali não sente "a solidão".

José Silva, presidente da instituição, afirmou que recebe "dois ou três utentes" por semana do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que "ocupavam uma cama hospitalar, apesar da alta clínica". No lar vivem 56 idosos e 60 estão no centro de dia.