18.12.15

Gastos em compras este Natal serão os maiores dos últimos cinco anos

in iOnline

Em média, cada português deverá gastar 300 euros.

Os gastos em compras este Natal serão os maiores dos últimos cinco anos. O alerta é feito por um estudo do IPAM – The Marketing School e revela que, em média, cada português deverá gastar 300 euros, mais 10% do que em 2014. "Prevê-se, assim, que em 2015 os gastos possam estabelecer um novo máximo desde 2010, ano em que cada português desembolsou, em média, 373 euros", revela o documento.

Mas apesar da factura a pagar pelos presentes ser superior face aos valores dos últimos anos, a verdade é que a maioria deverá circunscrever a oferta de presentes ao núcleo familiar. Apenas um em cada três inquiridos (34%) planeia oferecer prendas a amigos. Já no que diz respeito à escolha dos presentes a oferecer, o estudo constata aquilo que já vem sendo tradição: brinquedos (32%) para as crianças; roupa e sapatos (33%) para adolescentes e adultos.

Os centros comerciais continuam a ser vistos como os espaços de eleição para as compras de Natal, no entanto, o estudo do IPAM mostra que o comércio de rua e a internet estão a ganhar cada vez mais adeptos. Cerca de um em cada quatro inquiridos (22,1%) deverá efectuar as suas compras exclusivamente num destas opções de comércio.

A maioria dos consumidores (81,6%) vai realizar as suas compras durante o mês de dezembro, mas 14,4% garante que só vai comprar os presentes no período de saldos, após a celebração da quadra.