28.12.15

Observatório das Comunidades Ciganas faz 1 ano

in TSF

O OCC (Observatório das Comunidades Ciganas), uma unidade autónoma do Alto Comissariado para as Migrações, foi criado há 1ano e todos os objetivos foram cumpridos.

Na passagem do primeiro aniversário do OCC, o coordenador deste organismo, Carlos Jorge Sousa, revela à TSF que Portugal tem neste momento "o governo mais inclusivo que o país jamais teve" e por isso "estão reunidas as condições para se dar um salto qualitativo nas politicas das pessoas mais carenciadas".
Carlos Jorge Sousa - Governo mais inclusivo de sempre

Carlos Jorge Sousa fala assim perante a presença de um secretário de estado de etnia cigana no governo de António Costa.
Carlos Jorge Sousa - Escola para todos os ciganos

Por outro lado, o OCC defende que o principal problema para a inclusão da comunidade cigana é a escolaridade já que o abandono e insucesso escolar dos ciganos constitui uma preocupação. "O não cumprimento da escolaridade obrigatória" é "um combate de todos nós", defende Carlos Jorge Sousa.

Neste ano de atividade os objetivos do observatório foram todos cumpridos. "Globalmente o plano de atividade foi um sucesso. Lançamos um site, uma página no facebook e uma newsletter".

Mas, em Portugal, a sociedade evoluiu pouco. As comunidades ciganas continuam a ser muito discriminadas. Este é um "problema transversal a toda a sociedade portuguesa que olha a diferença de forma negativa", conclui o coordenador do OCC.