18.12.15

Segundo grupo de 14 refugiados chegou a Portugal

in Jornal de Notícias

O segundo grupo de refugiados colocados em Portugal ao abrigo do programa da União Europeia chegou esta quinta-feira pelas 20.00 horas ao aeroporto da Portela, em Lisboa.

São 14 pessoas - seis homens, cinco mulheres e três crianças - oriundas do Iraque e da Síria e que atualmente se encontravam na Grécia, de onde partiu o voo que os trouxe a Lisboa.

Este grupo vem juntar-se aos dez refugiados que chegaram também esta quinta-feira, ao início da tarde, à Portela.

Entre estes refugiados sírios e iraquianos estão três crianças, com dez meses, um ano e dez anos, segundo fonte oficial do Ministério da Administração Interna.

A mesma fonte adiantou que um dos refugiados que estava previsto integrar este segundo grupo acabou por não embarcar, por não ter comparecido no aeroporto de origem.

Este segundo grupo de refugiados foi recebido pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e pela secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino.

Já à hora de almoço, o primeiro grupo de dez refugiados que chegou foi recebido pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, pelo ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, pelo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e pelo presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Assim, ao todo Portugal acolhe um total de 24 refugiados que serão distribuídos por centros em Lisboa, Cacém (Sintra), Torres Vedras (Lisboa), Marinha Grande (Leiria), Penafiel (Porto) e Alfeizerão (Alcobaça).

O conjunto destes refugiados é constituído sobretudo por casais, existindo seis famílias com filhos menores, e são provenientes da Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia.

Estes 24 refugiados fazem parte dos cerca de 4500 que Portugal vai receber nos próximos dois anos ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia.