29.12.15

Estudantes de medicina vão “porta a porta” para acompanhar saúde dos idosos

Anabela Góis,in RR

Iniciativa da associação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa conta com 79 voluntários que visitam 49 idosos das freguesias da Estrela e de Campo de Ourique.

O projecto de voluntariado “Saúde Porta a Porta”, que acompanha em Lisboa munícipes idosos ou em situação de carência de saúde ou socioeconómica, acaba de entrar no segundo ano de vida com cada vez mais pessoas envolvidas.

A iniciativa desenvolvida pela associação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e o hospital CUF Infante Santo começou com 40 voluntários, estudantes de Medicina do 3º ao 6º ano, que acompanhavam 22 idosos.

Agora já são 79 estudantes envolvidos e fazem visitas a 49 idosos das freguesias da Estrela e de Campo de Ourique, referenciados pelas assistentes sociais das juntas de freguesia. Em breve, vão começar a fazer visitas também na zona da junta de freguesia da Misericórdia.

Os jovens fazem visitas regulares e realizam rastreios de hipertensão arterial, diabetes e colesterol, aconselhamento do estado de saúde, fazem propostas de conciliação terapêutica e sinalização das carências sociais ou de saúde dos indivíduos referenciados. Nestas visitas contam-se historias, fala-se de dificuldades e tiram-se dúvidas sobre doenças e medicamentos.

Um prémio de 15.600 euros permitiu alargar os participantes desde o ano passado, e segundo Beatriz Porteiro, a coordenadora do projecto, no futuro também serão alargadas as zonas abrangidas.