21.12.15

Um quinto da população portuguesa viva em condições de pobreza em 2014

in SicNotícias

O índice de pobreza em Portugal não sofreu alterações em 2014: 19,5% da população continuava a viver em condições consideradas pobres. De acordo com os dados do INE, os idosos são os mais atingidos.
Imprimir

O risco de pobreza para a população idosa foi de cerca de 17% em 2014, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior.

A presença das crianças num agregado familiar também continua a estar associada a um risco de pobreza mais elevado, sendo de cerca de 22% para as famílias com crianças dependentes e de perto de 17% para as famílias sem crianças a cargo.

Por outro lado, em 2014, reduziu-se a assimetria na distribuição dos rendimentos entre os grupos da população com maiores e menores recursos.

O INE divulgou já alguns dados relativos a 2015, nomeadamente em relação à taxa de privação de material, que sofreu uma redução. Para este indicador, são tidas em conta situações como a capacidade para pagar atempadamente a renda de casa, pagar uma semana de férias, ou a capacidade para manter a casa aquecida. Os dados mostram que, este ano, diminiu o número de pessoas que não conseguem assegurar este tipo de despesas.