30.12.15

Voluntários distribuíram milhares de quilos de bens

In "Diário do Minho"

No último ano, entre os dias 21 de novembro de 2014 e 2015, a Equipa Sócio Caritativa da Basílica dos Congregados distribuiu mais de 22 mil quilos de bens alimentares, cerca de 12.600 peças de roupa e 1.079 pares de sapatos.

Leite, produtos de higiene e enlatados foram os alimentos distribuídos em maior número, seguindo-se óleo, azeite, farinha, açúcar e bolachas, entre outros. Estes bens, cujo valor ascende aos 19 mil euros, foram oferecidos pelo Banco Alimentar. Para além destes, outros foram doados por diversas entidades e, no caso das roupas, por pessoas a título individual.

No que respeita a despesas de diversa ordem, esta equipa gastou cerca de 28.600 euros, dinheiro resultante do fruto da partilha realizada quer em missas, quer através de donativos das Juntas de Freguesia, da Santa Casa da Misericórdia, do Fundo Diocesano, venda de rifas e realização de feiras solidárias, revelou.

A grande fatia deste bolo – 5.389 euros – destinou-se ao pagamento de rendas de casas, seguindo-se despesas com luz (7.179 euros), água (6.953 euros) e medicamentos (4.048 euros). Estas ajudas estenderam-se ainda ao pagamento de consultas, mercearia, gás, propinas e transportes, entre outras.

Quanto a vestuário, para além das 12.600 peças de roupa distribuídas foram ainda entregues 13 enxovais de bebés, algumas dezenas de lençóis e jogos de cama. A equipa ajudou ainda a mobilar Ao longo de todo o ano, voluntários ajudam famílias carenciadas entregando bens alimentares e roupas.
equipa sócio caritativa da basílica dos congregados Equipa Sócio Caritativa da Basílica dos Congregados é constituída por 16 voluntários Voluntários distribuíram milhares de quilos de bens Ar qui v o DM algumas casas com móveis e eletrodomésticos usados. Encaminhadas por esta equipa, a cantina da Santa Casa da Misericórdia está a fornecer almoço a um total de 25 pessoas.

No Natal do ano passado, para além da realização da festa dos meninos das famílias apoiadas pela equipa, que incluiu a entrega de brinquedos a 44 crianças, destaca-se também a distribuição de cabazes de Natal a 85 famílias, o que totalizou gastos na ordem dos 17 mil euros. Este cabaz foi enriquecido em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia.

Contas feitas, incluindo todas as despesas anteriormente referidas e o cabaz de Natal, a Equipa Sócio Caritativa gastou, no último ano, 28.607 euros. Dos donativos que recebeu obteve uma receita de 28.731 euros, pelo que as contas apresentam um saldo positivo de aproximadamente 124 euros. Contudo, como existia um saldo positivo de 1.277 euros referente aos anos anteriores, esta transitará para o próximo ano, perfazendo 1.400 euros.
À semelhança do ano passado, também neste Natal aquela equipa vai proceder à entrega de cabazes às famílias assistidas ao longo do ano. A cerimónia, a decorrer amanhã, contará com a presença das crianças do Colégio Paulo VI. Quanto à festa, esta realizou-se no passado sábado.