9.5.16

Hoje é dia de comemorar a existência da Segurança Social

Por Zahra Jivá, in Notícias ao Minuto

Este é um dia para refletir sobre a importância que a Segurança Social tem na vida dos trabalhadores.

Este domingo celebra-se o Dia Nacional da Segurança Social, um sistema tão importante para os portugueses. Assinalado na rede social do Twitter do Gabinete do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a publicação indica que depois de mais de três décadas existem 316 serviços de atendimento em 18 distritos.

Na página pode encontrar ainda mais iniciativas levadas a cabo pela Segurança Social nestes últimos anos.

O objetivo deste sistema sempre foi o de ajudar os funcionários a estarem precavidos caso existisse alguma eventualidade no trabalho, sem culpa do trabalhador, permitindo aos beneficiários terem um nível de vida razoável.

Mas voltando um pouco atrás, foi desde 1974 que o sistema de segurança social ganhou algum peso na nossa vida coletiva e, em particular, para a coesão social em Portugal.

Uma história com altos e baixos, ainda assim merece destaque pelo seu papel decisivo que o sistema público de pensões desempenhou na redução da taxa de pobreza dos mais idosos.

Nos últimos anos, as prestações sociais combateram a pobreza nos desempregados, criaram mínimos sociais para os mais excluídos, protegeram na doença e apoiaram a parentalidade.